Projeto Ondas usa surfe como ferramenta de transformação social em Guarujá
- 08/12/2025
- 0 Comentário(s)
Iniciativa criada pelo surfista Jojó de Olivença atende 100 crianças no contraturno escolar e já impactou mais de 1.500 jovens em vulnerabilidade
Fundada pelo bicampeão brasileiro de surfe, Jojó de Olivença, a OSC Projeto Ondas se apresenta como uma importante iniciativa social em Guarujá, no litoral paulista. Localizado na Praia da Enseada, o projeto atende, atualmente, 100 crianças, entre 6 e 13 anos, e já transformou a vida de mais de 1.500 jovens desde sua formalização, em 2007.
A proposta vai além das aulas de surfe. O Ondas atua com uma metodologia própria que integra educação, esporte, cidadania, valores humanos e acompanhamento socioemocional, proporcionando um ambiente seguro e estruturado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As atividades incluem reforço escolar em português e matemática, educação ambiental, inclusão digital, rodas de conversa, lazer orientado, suporte psicológico e orientação para famílias.
A história do Projeto Ondas está diretamente ligada à trajetória de superação de seu fundador. Nascido em Ipiaú (BA), Jocélio de Jesus, o Jojó de Olivença, cresceu em contato com o mar após se mudar para a vila de Olivença, em Ilhéus.
De origem humilde, enfrentou dificuldades financeiras e desafios pessoais, mas encontrou no surfe uma paixão capaz de mudar seu destino. Com talento, disciplina e apoio de amigos e empresas locais, tornou-se bicampeão brasileiro (1988 e 1992), alcançou o posto de Top 16 do mundo na WSL e construiu uma carreira marcada por conquistas expressivas.
Ao encerrar sua trajetória no circuito mundial, no final da década de 1990, radicado em Guarujá desde 1989, abriu uma escola de surfe. Foi ali que percebeu o grande número de crianças que viviam nas praias trabalhando ou circulando sem atividades estruturadas. Muitas pediam para surfar.
Sensibilizado, ele começou a oferecer aulas gratuitas, que, rapidamente, se multiplicaram e se tornaram a semente do que viria a ser o Projeto Ondas.
“A criação do Projeto Ondas marcou um caminho sem volta rumo à responsabilidade socioambiental e ao compromisso com quem mais precisa, especialmente crianças e adolescentes. Foi uma causa com a qual me identifiquei profundamente, e já são 20 anos trabalhando com uma equipe estruturada e comprometida em cuidar desses jovens por meio do esporte, da educação e da assistência. Como idealizador, sinto-me privilegiado por ter sido inspirado a abraçar essa missão: formar cidadãos plenos e contribuir para deixar pessoas melhores para o mundo. Esse é o verdadeiro significado do Projeto Ondas para mim”, destacou Jojó.
Jojó de Olivença - Foto: Projeto Ondas/DivulgaçãoAo longo dos anos, o Ondas evoluiu de iniciativas voluntárias para uma organização com estrutura profissional. A partir de 2018, em parceria com o Institudo Antonio Carlos Pipponzi (IACP), criou seu Projeto Político-Pedagógico e um currículo próprio, consolidando uma abordagem educacional alinhada a boas práticas de desenvolvimento integral.
A sede atual, na Avenida Tamandaré, proporciona um ambiente adequado para atividades diárias e acolhimento das famílias.
O impacto do Ondas se reflete em histórias concretas: jovens que ingressaram em universidades, conquistaram empregos formais e desenvolveram protagonismo social. Muitos retornam ao projeto como voluntários, reforçando o ciclo de transformação.
As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino na educação formal, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.
O Projeto Ondas conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá, Secretaria de Desenvolvimento de Assistência Social (SEDEAS), Instituto ACP, Gerdau, Brasil Terminal Portuário, Norfil, Santos Brasil, Eco Rio Minas, Eco Vias do Araguaia, Ecoporto, Ibab, Core Case e Wilson Sons, além de outros colaboradores, como CMDCA Guarujá, Overboard, Layr, Delphin Beach Hotel, Delphin Surf Hotel, Eco Local Brasil, Anasol, Dona Eva, V8 Monitoramento, Cogni MGR, Jose Medalha, Solyprint, Fu Wax, 3º Grupamento de Busca e Salvamento do Litoral Paulista, Rede Esporte pela Mudança Social, Refresh Brasil, Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte.
Para ajudar o Ondas
O projeto necessita de doações para manter sua estrutura e continuar as atividades. Podem ser feitas por intermédio deste link. Mais informações sobre o projeto, que ajuda crianças em estado de vulnerabilidade através do surfe educacional, pelo e-mail contato@projetoondas.org.br.
Fonte: Revista Forum / Folha Santista




















