LÍPARI APRESENTA “ANTROPOCENO”: PERFORMANCE INÉDITA UNE ARTE E CIÊNCIA PARA DISCUTIR COLAPSO AMBIENTAL NO MUNDO
- 05/12/2025
- 0 Comentário(s)
Projeto Contemplado pela PNAB Cubatão Oferece Processo Aberto e Oficina Gratuita em Dezembro, no Galpão Cultural Parque Anilinas.
Lípari, artista visual, performer e ator anuncia a realização da primeira etapa de "Antropoceno", uma obrateatral inédita, dirigida por Douglas Lima, que marca a inauguração do Projeto de Solos do Coletivo 302. O projeto propõe uma discussão acessível sobre a hipótese científica do Antropoceno, a era de mudanças irreversíveis nos processos biofísicos do planeta causadas pela humanidade. A obra que traz JùpïRã Transeunte na dramaturgia e Marcos do Santos na direção musical, se propõe a trazer questionamentos considerados complexos,como geopolítica, antropologia, sociologia e geologia, para um debate público simples, acessível a todas as classes sociais e níveis de conhecimento.
Ciência, Arte e o Sul Global
Reconhecendo que as pautas climáticas necessitam de espaços de disseminação de conhecimento para além da academia, "Antropoceno" promove uma convergência vital entre ciência e arte. O teatro é utilizado como veículo de reflexão sobre o nosso papel como agentes transformadores, desmistificando a visão de que os territórios do Sul Global são apenas agentes propulsores de impactos ambientais.
A primeira etapa dessa jornada, o Processo Aberto, acontece de forma gratuita, iniciando no dia 10 de dezembro com a abertura da instalação performativa, já nos dias 11, 12 haverá as apresentações dos experimentos, finalizando no dia 13 de dezembro em um bate-papo com o Coletivo Évora , abordando o tema “Cidades e estratégias para barrar o nosso fim”.
Link para fotos: https://drive.google.com/drive/folders/19KMg0X_dV-...
Oficina Gratuita: Ecos do antropoceno
Em uma ação de contrapartida do projeto, Lípari também mediará uma oficina gratuita nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, das 19h às 20h. A atividade convida os participantes a explorar a performance como ferramenta para confrontar a crise ecológica, investigando como o corpo e a cena se tornam agentes de transformação. O foco é a relação intrínseca entre corpo, paisagem, tecnologia e vestígio.
Link para inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ7MAo3A...
Datas:
10 de dezembro – Instalação performativa;
11 e 12 de dezembro - Abertura de processo e bate papo com equipe;
Horário: 20h
13 de dezembro – Bate Papo Coletivo Évora – “Cidades e estratégias para barrar o nosso fim”
Horário: 19h
16, 17 e 18 de dezembro – Oficina Teatro Performativo – Ecos do Antropoceno
Horário: 19h às 22h
Local: Galpão Cultural – Parque Anilinas – Av. Assembleia de Deus, 435, Centro – Cubatão-SP
Atividade gratuita
Classificação: 16 anos
Acesse:
Informações para imprensa:
Luiz Fernando Almeida
11 944700651
#Compartilhe




















