Culturas Circenses são reconhecidas como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo

  • 07/10/2025
  • 0 Comentário(s)

Culturas Circenses são reconhecidas como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo

O universo circense acaba de conquistar um importante reconhecimento histórico. O CONDEPHAAT — Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo — aprovou, de forma unânime, o registro das Culturas Circenses como Patrimônio Imaterial do Estado. A decisão foi oficializada no domingo, 6 de outubro de 2025, com a inscrição no Livro dos Saberes.

O processo, iniciado em 2018, ganhou força nos últimos anos com a atuação do SATED/SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo), por meio da diretora Poliana Helena, que participou ativamente das ações e levantamentos culturais. O resultado é fruto direto das conferências de cultura realizadas em 2023, que destacaram a importância da valorização e salvaguarda das tradições circenses.

Segundo o CONDEPHAAT, o reconhecimento é também resultado de um grupo de trabalho inédito criado dentro do conselho, que buscou uma forma democrática e participativa de análise, incorporando diferentes vozes e experiências ligadas ao circo.

“Esse registro representa a força da arte popular, do riso, da tradição e da resistência cultural. É uma conquista coletiva de toda a comunidade circense”, destacou Poliana Helena.

O SATED/SP agradeceu a todos que contribuíram com o processo, incluindo Alessandro Cézar, Célia Aparecida, Celso Reeks, César Aparecido, Claudia Lavinia, Daniel de Carvalho, Douglas Osano, Edi Carlos, Marcelo Milan, Maria Isabel, Marlene Olímpia, Patricia Farias, Poliana Helena, Ramon Eduardo, Viviane Rabel, Viviane Tapia e Walter de Sousa.

Também foram homenageados os profissionais do CONDEPHAAT que participaram diretamente da análise: a Coordenadora Mariana de Souza, o Diretor Matheus Franco e os técnicos Rafael Balseiro e Newton de Salles, fundamentais para o desenvolvimento do dossiê e parecer final.

Com o reconhecimento, as Culturas Circenses passam a ter acesso facilitado a políticas públicas de preservação, ações de valorização cultural e planos de salvaguarda em parceria com municípios e instâncias federais.

Viva o Circo e sua eterna magia!


📸 Legenda da foto:
Artistas circenses celebram o reconhecimento das Culturas Circenses como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo.

📷 Crédito: Divulgação / SATED-SP

📰 Tags: #PatrimônioImaterial #CulturasCircenses #CONDEPHAAT #SATEDSP #CulturaSP #Circo #VivaOCirco


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Beija Eu

Marisa Monte

top2
2. Oh Lord! Oh Deus!

Paulo Ciranda

top3
3. Ponta de areia

Milton Nascimento

top4
4. Nem Sol, Nem Lua, Nem Eu

Maria Bethânia

top5
5. Bilongo

Richard Bona

top6
6. O Sol e a Lua

Pequeno Cidadão

top7
7. Hallelujah

2CELLOS Luka Sulic and Hauser

top8
8. Eu só nasci

Karnak

top9
9. Water no get enemy

Fela Kuti

top10
10. O amor

Analu Paredes e Gilberto Gil


Anunciantes