Por que a temperatura do oceano importa tanto?
- 21/08/2025
- 0 Comentário(s)
O sol nasce sobre barcos de pesca no Oceano Atlântico, em 8 de setembro de 2022, perto de Kennebunkport, no Maine (EUA). — Foto: AP Photo/Robert F. Bukaty, File
Mares e oceanos absorvem 90% do calor extra do planeta e funcionam como amortecedores do clima. Mas sinais de saturação preocupam cientistas e podem aumentar a força de eventos extremos.
Por Poliana Casemiro, g1
O que pode acontecer se o oceano deixar de proteger a Terra do aquecimento global?
Você não leu errado: quem vem segurando a barra do planeta contra os efeitos mais fortes do aquecimento global são os oceanos. Essas águas imensas funcionam como um grande amortecedor do clima.
Com a alta nas emissões de gases do efeito estufa, a Terra está esquentando cada vez mais. A questão é que 90% desse calor é absorvido pelas águas e isso ajuda a evitar que a temperatura do planeta dispare de vez.
O problema é que, nos últimos anos, os cientistas têm alertado que esse limite pode estar próximo de ser ultrapassado. E, se isso acontecer, os efeitos devem ser sentidos em escala global.
Quando o oceano fica mais quente, aumenta também a evaporação. Esse excesso de vapor libera grandes quantidades de umidade na atmosfera, funcionando como um combustível para as chuvas. O resultado são temporais cada vez mais intensos.
Esse processo ajuda a explicar tragédias recentes, como as chuvas extremas que atingiram o Rio Grande do Sul. Mas os efeitos não param no Brasil. Fenômenos parecidos têm se repetido em países da Europa, nos Estados Unidos e em várias partes da Ásia.
De acordo com especialistas, o aquecimento dos oceanos pode tornar os eventos climáticos extremos não apenas mais fortes, mas também mais frequentes.
Por isso, discutir como reduzir as emissões de gases de efeito estufa é urgente.
Fonte:G1




















