A Grande Mancha de Lixo do Pacífico pode ser limpa por US$ 7,5 bilhões
- 03/04/2025
- 0 Comentário(s)

-
- Após seis anos de desenvolvimento e três anos de operações de extração, a The Ocean Cleanup declara que a Grande Mancha de Lixo do Pacífico pode ser eliminada
- A poluição plástica dos oceanos é um dos problemas mais urgentes que os nossos oceanos enfrentam hoje, custando ao mundo até 2,5 biliões de dólares por ano em danos às economias, às indústrias e ao ambiente.
- As operações da Ocean Cleanup demonstram que a eliminação do GPGP pode ser feita ao nível de desempenho atual em 10 anos, a um custo de 7,5 mil milhões de dólares.
- Os dados e a modelação indicam que a eliminação do GPGP poderia ser alcançada em 5 anos, a um custo de 4 mil milhões de dólares
- Hoje, apelamos ao mundo para que se junte a nós num momento de acção – o custo da inacção é catastrófico para os ecossistemas marinhos, para a saúde humana e para o ambiente.
São Francisco, 6 de setembro de 2024 – A Ocean Cleanup declarou hoje que a erradicação da Grande Mancha de Lixo do Pacífico (GPGP) pode ser alcançada em uma década e tem a ambição de fazer a limpeza acontecer de forma mais rápida e econômica. O anúncio de hoje é a primeira vez que um custo e um cronograma foram colocados para livrar o Oceano Pacífico do risco ambiental apresentado pela Grande Mancha de Lixo do Pacífico.
TECNOLOGIA DE LIMPEZA VALIDADA E PRONTA PARA ESCALA
Seis anos depois de zarpar de São Francisco com a ambição de desenvolver a tecnologia para livrar os oceanos do mundo do plástico, a Ocean Cleanup retornou a São Francisco com o conhecimento e a experiência para relegar a Grande Mancha de Lixo do Pacífico aos livros de história.
Chegando a São Francisco com o System 03, a tecnologia criada pela The Ocean Cleanup para extrair plástico de giros oceânicos, a organização exibiu os resultados de suas operações de extração mais recentes no GPGP. Nos últimos três anos, a The Ocean Cleanup removeu mais de um milhão de libras de lixo da Great Pacific Garbage Patch, ou 0,5% do lixo acumulado total. Os dados e a modelagem dessas e futuras operações provam conclusivamente que o problema pode ser resolvido em uma década e pode ser feito em 5 anos a um custo de US$ 4 bilhões.
HORA DE AÇÃO
A Ocean Cleanup convoca o mundo, governos, corporações, indivíduos e fundações a priorizar a resolução deste importante ambiente marinho e garantir que a limpeza do oceano se torne uma prioridade global.
Em 2025, as operações de extração da The Ocean Cleanup ficarão paralisadas por um ano para implantar uma nova iniciativa de busca de pontos críticos, projetada para mapear os "pontos críticos", ou áreas de intenso acúmulo de plástico no GPGP, tornando as extrações mais impactantes.
Comentando sobre o anúncio, Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup, disse: “O anúncio de hoje é claro: oceanos limpos podem ser alcançados em um tempo administrável e por um custo claro. Por meio do trabalho duro dos últimos 10 anos, a humanidade tem as ferramentas necessárias para limpar o oceano. Mostramos ao mundo que o impossível agora é possível. A única coisa que falta é quem garantirá que esse trabalho seja feito. Apelamos ao mundo para relegar a Grande Mancha de Lixo do Pacífico aos livros de história. Esta catástrofe ambiental foi permitida existir, sem solução, por muito tempo e, pela primeira vez, podemos dizer ao mundo quanto custa, o que é necessário e quanto tempo pode levar. É hora de agir .”
SOBRE A LIMPEZA DO OCEANO
A Ocean Cleanup é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve e dimensiona tecnologias para livrar os oceanos do mundo do plástico. Eles visam atingir esse objetivo por meio de uma estratégia dupla: interceptar em rios para interromper o fluxo e limpar o que já se acumulou no oceano. Para este último, a Ocean Cleanup desenvolve e implanta sistemas de grande escala para concentrar eficientemente o plástico para remoção periódica. Este plástico é rastreado e rastreado para certificar as alegações de origem ao reciclá-lo em novos produtos. Para conter o fluxo, a Ocean Cleanup desenvolveu soluções Interceptor™ para interromper e extrair o plástico em rios antes que ele chegue ao oceano. Em agosto de 2024, a organização sem fins lucrativos coletou mais de 16 milhões de quilos (35,3 milhões de libras) de lixo de ecossistemas aquáticos ao redor do mundo. Fundada em 2013 por Boyan Slat, a The Ocean Cleanup agora emprega uma equipe amplamente multidisciplinar de aproximadamente 140 pessoas. A fundação tem sede em Roterdã, na Holanda, e abriu seu primeiro escritório regional em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2023.
Fonte: The Ocean Cleanup